GANHAM O ESTADO E A SOCIEDADE

CQC da Band defende a legalização dos jogos no Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia, defende na entrevista ao CQC a legalização do jogo do bicho

O programa CQC, exibido pela Band às segundas-feiras e apresentado pelos jornalistas Marcelo Tas, Marco Luque e Oscar Filho defendeu a legalização dos jogos no Brasil, através da reportagem “Monica Iozzi e a CPI do Cachoeira”.

A repórter Monica Iozzi (chamda da ‘Chefa do Bingo’ pelo jornalista Marcelo Tas), visita o Congresso Nacional e entrevista deputados, senadores e até o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia sobre a CPI do Cachoeira e os motivos da ‘legalização do jogo no Brasil não sair do armário’.

A repórter introduz a reportagem dizendo que a CPI do Cachoeira é uma questão que está diretamente ligada a legalização do jogo no Brasil.

“Afinal todo mundo sabe que o Cachoeira enriqueceu graças ao bingo e ao jogo do bicho, que são ilegais. Esta matéria geralmente fica engavetada aqui na Casa (Câmara dos Deputados) vamos tentar desengavetar agora no CQC”, disse Monica Iozzi.

Durante 10 minutos a repérter entrevista os deputados Gabriel Chalita, Silvio Costa, Vanderlei Macris, Nelson Meurer, Candido Vaccarezza e Miro Teixeira sobre a CPI do Cachoeira.  

Em seguida, propõe a realização de uma pesquisa junto aos parlamentares.

“Vamos fazer uma enquete se a maioria dos parlamentares é contra ou a favor do jogo? Vamos lá!”

- Senador Valdir Raupp (PMDB – RO) – Sou contra.

- Deputado Vicentinho (PT-SP) – Jogo do Bicho, sim. Bingo, não.

- Deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) – Não sou favorável, sou contrário.

- Deputado João Dado (PDT-SP) – Eu sou defensor da legalização e da criminalização no país das atividades dentro dos jogos que não sejam feitas na forma da lei.

- Deputado Silvio Costa (PTB-PE) – Sou literalmente a favor. O jogo, os cassinos estão legalizados em 200 países do mundo, na América do Sul apenas no Brasil o jogo não é regulamentado.

- Deputado Mendes Thame (PSDB-SP) – Não, eu tenho um projeto de lei que proíbe o bingo. Em estudos elaborados pela Universidade de São Paulo – USP mostrm que o vício do jogo atinge a mesma parte do córtex cerebral que outros vícios, que a pessoa fica realmente dopada, viciada.

- Deputado Julio César (PSD-PI) –  Não sou a favor da legalização do jogo, nunca fui.

- Deputado José Olimpo (PP-SP) – Sou contra o jogo. Nós temos que cuidar da família. O jogo só dá destruição.

- Deputado não dentificado - Eu acho que o jogo deveria ser legalizado no Brasil há muito tempo.

- Deputado Candido Vaccarezza (PT-SP) – Sou totalmente a favor da legalização dos jogos no Brasil.  

- Deputado João Dado (PDT-SP) – Eu já joguei no exterior, não no Brasil. É importante destacar, nas Américas apenas dois países não tem legalização Cuba e Brasil.

- Deputado Silvio Costa (PTB-PE) – Já joguei no Bicho. No bicho eu já joguei. [a repórter Monica Iozzi pergunta em que bicho].

Deputado José Chaves (PTB-PE) – [grita de longe] No veado!

Deputado Silvio Costa (PTB-PE) – Joguei no veado porque sonhei com ele [Deputado José Chaves].

Monica Iozzi – Jogo do bicho o senhor já jogou.

Senador Valdir Raupp (PMDB – RO) – Jogo do bicho, não!

Presidente da Câmara dos Deputados

Monica Iozzi – O que é mais fácil de acontecer: legalizar os jogos ou o Doctor Ray sair do armário?  

Marco Maia (PT-RS) – Olha a pergunta que ela faz! O Brasil é um dos únicos países do mundo que não tem os jogos legalizados. O jogo do bicho, por exemplo, quando um cidadão faz a sua fezinha, nós conhecemos muito bem, poderia muito bem ser legalizado.

Comentários dos apresentadores

Apresentador Marcelo Tas comenta – Vamos voltar para o assunto da nossa reportagem. Tem que legalizar. O jogo no Brasil não é legalizado e tem jogo de tudo. Tudo no Brasil se joga. Você pode jogar até no bingo. Tem bingo pra todo canto. Tem que legalizar. Imagina se proibisse tudo o que vicia no Brasil, que chatice que seria este país.

Apresentador Marco Luque comenta – Tem que liberar, porque a minha vó adora jogar. [neste momento o apresentador faz uma brincadeira dizendo que a sua avó joga até em Rinha de Travestis].

Comento

O BNL parabeniza o programa CQC da Band pela abordagem positiva sobre a necessidade de legalizar os jogos no Brasil.

Uma das gratas surpresas foi a entrevista do deputado e presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

Vamos falar com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia sobre os projetos de lei que legalizam os jogos no Brasil, porque eles estão mais enfiados no armário que o Doctor Ray.