GANHAM O ESTADO E A SOCIEDADE

Monitorar o alinhamento das forças políticas

Os defensores da legalização dos jogos terão que avaliar o realinhamento das forças políticas, principalmente na Câmara, pois das 513 cadeiras disponíveis na Casa, 243 serão ocupadas por deputados "novos" (de primeiro mandato), 251 foram reeleitos e 19 dos eleitos já foram deputados em legislaturas anteriores. O reinício dos trabalhos legislativos na Câmara será marcado por um novo balizamento de forças entre os 30 partidos com representantes eleitos para esta legislatura (2019-2023).

Ações necessárias

Entre o período eleitoral e o início da nova legislatura várias ações políticas foram implementadas pela diretoria do Instituto Brasileiro Jogo Legal - IJL, mas serão necessárias novas investiduras neste início do novo mandato parlamentar. Não cabe enumerar as iniciativas, mas as audiências com os parlamentares serão retomadas para garantir a criação do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil através da aprovação do PL 442/91.

Somente no segundo semestre

A estimativa é que o tema da legalização dos jogos só entrará na pauta do Congresso Nacional após a tramitação da reforma da previdência e outras iniciativas do Governo Bolsonaro.


Fonte: BNLData