GANHAM O ESTADO E A SOCIEDADE

‘SBC Digital Summit América Latina’ com painel sobre o Brasil

Foi apresentada nesta terça-feira, durante a conferência virtual da SBC Digital Summit Latin America, o painel ‘Como está os bastidores do novo marco regulatório no Brasil’. O debate contou com a participação do subsecretário da subsecretaria de Prêmios e Sorteios da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia – SECAP-ME, Waldir Eustáquio Jr., do Chefe de Operações Esportivas da Sportsbet.io, Arthur Silva, do presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal – IJL e editor do BNLData, Magnho José e a moderação do advogado e CEO da Online IPS, Witoldo Hendrich Jr..


No encontro, os especialistas discutiram as perspectivas regulatórias das apostas esportivas depois de a modalidade ter sido incluída no Programa Nacional de Desestatização – PND pelo do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos – CPPI.


O subsecretário da SECAP-ME, Waldir Eustáquio Jr., esclareceu sobre as etapas da regulamentação e o processo de desestatização que será executado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, sob a coordenação e monitoramento do Ministério da Economia.


Waldir Marques Jr. registrou sobre a queda na arrecadação de loterias. “Sofremos uma forte queda no nosso único jogo legalizado e precisamos ter ações após a pandemia para tentar voltar a economia. Essa queda no mês de maio chegou a 38% e precisamos fazer algo para movimentar esse setor”, comentou Marques Jr.


O subsecretário revelou a possibilidade de criação de novos produtos. “Teremos a criação de novos produtos, adaptações de modalidades existentes e estamos estudando com a Caixa a implementação de um produto novo em 20 ou 30 dias”.


Durante o painel também foi discutida a legalização dos jogos no Brasil pelo Congresso Nacional.


O presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal – IJL registrou que o jogo é tratado como ‘costumes’ no Congresso Nacional ao invés de ser encarado como uma atividade econômica.


O dirigente comparou o Brasil com outros países e explicou o processo da legalização: “O mundo inteiro encara o jogo como uma atividade econômica e aqui a gente ainda tem que ficar ‘brigando’ principalmente com as bancadas religiosas que o jogo não é uma questão de costumes e nós abrimos um diálogo com o Congresso e conseguimos algum avanço. Em 2016 nós tivemos a aprovação de um substitutivo da Comissão Especial do Marco Regulatório, que está desde agosto de 2016 para ser votado no Plenário da Câmara e nele prevê a legalização de todas as modalidades e operações no Brasil”.


Para quem se cadastrou no SBC Digital Summit Latin America o debate pode ser acessado neste link. O site oficial do evento: https://sbcevents.com/sbc-digital-summit-latinoamerica/.

 

Fonte: BNLData