GANHAM O ESTADO E A SOCIEDADE

Jogatina para a sociedade

"Não adianta nós querermos tentar tapar o sol com a peneira: o Brasil é um país que joga, e quem mais joga no Brasil é o governo, com a Caixa Econômica Federal. Está aí o exemplo: joga, joga, joga!". A frase é do deputado federal gaúcho Pompeo de Mattos (PDT), autor de dois projetos de lei, um que legaliza o jogo do bicho e outro que institucionaliza os bingos. De acordo com ele, é melhor fiscalizar os jogos e aproveitar os dividendos com saúde e educação que deixá-los na ilegalidade e dar os lucros a contraventores.

"Sendo lei, sendo transparente, pagando impostos, tendo fiscalização, tendo controle é muito melhor do que a jogatina que anda escondida por aí e que não beneficia absolutamente a sociedade", disse. O vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), irá criar uma comissão especial para analisar um projeto de lei de 1991 legalizando o jogo do bicho.

O mesmo colegiado deve discutir outras formas de jogos de azar, como bingos e cassinos. O ato de Maranhão foi autorizado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ainda no início do mês. (Repórter Brasília - Edgar Lisboa – Jornal do Comercio – RS)